Conversas ao Meio-Dia

Colaboradores

Como engravidar mais rápido?

Fora transar bastante, você sabe o que deve fazer para conseguir engravidar mais rápido? Sem simpatias e loucuras, vamos nos ater ao básico: a mulher tem que conhecer seu corpo.

Desde criança, somos ensinadas que tocar o próprio corpo é pecado. Então, mulher sequer se masturba direito. E se o faz, não fala. Ninguém se toca. Demoram a descobrir que xixi sai por um buraco, e que tem outro ali, sobrando. Quando ficamos “moças” pela primeira vez, temos medo de usar absorvente interno (quem nunca?) porque, afinal, não sabemos quase nada da nossa anatomia. E se olhar num espelho? Já fez isso? Ninguém faz. Não é a toa que 60% das mulheres não sabem como atingir orgasmo.

O corpo humano é belíssimo e seu funcionamento é um milagre orquestrado. A concepção é uma coisa absolutamente incrível, seu corpo passa por mil modificações e depois volta ao estado original, é uma belezura!A gente devia prestar mais atenção nele, e informação ajuda sim, a engravidar mais rápido.

 

O ciclo feminino

Vamos falar do ciclo normal, ok? Ele deve ter por volta de 28 a 30 dias. Se você não está regulada, deve procurar um médico. Pensando que ele funciona sim, nos dias certos, você sabe indicar o período mais fértil do ciclo?

Existem algumas indicações de fertilidade, que nós mulheres devemos conhecer. 

Temperatura Basal: a temperatura do nosso corpo ao acordar, de manhã, sem nos levantar ainda, é a temperatura basal mais fácil de se medir. Vá marcando os dias do ciclo. Quando você vai ovular, ela sobe em torno de meio grau, e se mantém alta por 14 dias mais ou menos, quando então cai bruscamente e você menstrua. Veja um gráfico de um ciclo normal:

 

Se a temperatura não cair no final do ciclo, você pode estar grávida. Na gravidez, os hormônios a mantém alta, assim:

 

Colo do útero alto e macio: sinal de período fértil

Alguém sabe medir a altura do colo do útero? Difícil, né? A gente não ta acostumada a se tocar. Mas se você fizer isso durante um ciclo todo, vai perceber que duas coisas mudam bastante: a altura e a textura. Mãos muito bem lavadas, ou luvas daquelas de dentista (melhor ainda), e um dedo médio (o do meio mesmo) é suficiente. Fiquei de pé mesmo, mas com um dos pés mais alto, na beira da privada serve. Você encontrará seu colo do útero. Se for difícil chegar até ele, ele está alto. Se você conseguir tocá-lo facilmente, ele está baixo. Durante a menstruação ele fica baixo e aberto. Depois sobe e fica rígido, com a textura parecida com a ponta do seu nariz. Quando está fértil, ele fica alto, porém macio, igual se você tocasse seus lábios. Fora que você sente muito muco. Depois, ele volta a ficar rígido e sem muco. Se você estiver grávida, não fique fazendo isso, pode arrumar uma infecção com mãos mal lavadas, por exemplo. Mas na gravidez ele também fica alto, continua macio, e fechado.

Veja onde fica seu colo do útero:

 

Muco tipo clara de ovo ou aguado

O jeito mais fácil de saber do seu período fértil é ficar atenta ao muco cervical. Sim, aquilo que molha sua calcinha toda. Tem época do mês que ficamos muito escorregadias, parece mesmo clara de ovo transparente. É muito característico. Isso indica o começo provável da ovulação. Aquele muco aguadíssimo, que assusta a gente pois parece que fizemos xixi na calça, também indica período fértil. Geralmente este período é acompanhado por leves cólicas nos ovários. Você consegue saber até qual lado você ovulou, só prestar atenção. Quando engravidei de gêmeos, eu estranhei mesmo o fato de ter tido esta dorzinha dos dois lados da barriga, ou seja, ovulei dos dois ovários mesmo.

Não confunda com o muco cremoso e em menor quantidade, mais turvo, que não indica nada.

Mas quando eu devo transar?

Ué, gente, no período fértil. Como os bichinhos do homem sobrevivem até 3 dias nas trompas, pode começar antes do dia fértil (nosso enorme e lindo óvulo mais sobrevive 24h…geralmente só 12h mesmo). Transar dia sim, dia não, é suficiente. Mas se quiser todo dia, ué, claro que pode. Dos 250 milhões que saem em uma ejaculação normal, somente 20 ou 30 chegarão até as trompas, e ficarão ali, esperando o óvulo ser liberado. Nosso corpo faz tudo para selecionar somente os melhores dos melhores, né? Somos muito perfeitos, mesmo.

O tamanho do meu ciclo interfere em conseguir engravidar?

Geralmente, sim. Se seus ciclos são muito curtos (menos de 25 dias), pode não estar dando tempo do endométrio se formar, e assim você até engravida, mas o embrião não se fixa no útero, e bye bye gravidez. Isso aconteceu comigo duas vezes. É uma deficiência hormonal, que pode ser resolvida. Fale com seu médico.

Ciclos longos também não são bons, pois te confundem e você não sabe quando está ovulando.

Devo parar de fumar e beber?

Claro né, gente. Estas coisas não fazem bem. Nem pra você, nem pros seus óvulos, nem pro bebê. Fora que é pior parar quando sabe que está grávida, pois a gente já fica toda ansiosa, e é bem mais difícil desapegar.

Tenho que tomar alguma vitamina?

Os médicos recomendam para quem está tentando engravidar tomar ácido fólico assim que começar a tentar. Uma dose adequada consegue prevenir muitos problemas no feto, coisas sérias relacionadas à formação da medula espinhal, que acontecem nas primeiras semanas do embrião. Melhor começar antes. É baratinho e tem na farmácia um monte de tipos.

 

Mesmo assim, a chance de engravidar é de somente 20% em cada ciclo. Ou seja, melhor tentar durante um tempo razoável (alguns médicos pedem 1 ano), percebendo seu período fértil, transando nos melhores dias, pra se não conseguir começar a achar que pode estar com algum problema, ok? Não se desesperem no terceiro ciclo.

(Mas gente, foi UMA vez sem camisinha – muitas dizem. E acontece, acredito. Já passei por isso também).

Boa sorte! Apareça pra contar se conseguiu, como foi, etc!

 

Sites recomendados:

http://www.countdowntopregnancy.com/

http://www.e-familynet.com/

http://in-gender.com/

http://www.fertilityfriend.com/

CAROLINA DARCIE (fundadora do blog, mãe da Helena, agora colabora para o Conversas)

“Gosto de livros e de gente, água corrente, interior do Brasil, música, fotografia, cheiro de terra revirada e molhada, acordar cedo, imagens de São Francisco, e não gosto de mentir. Moro com meu companheiro, tenho uma enteada de 8 anos e sou mãe da Helena desde maio de 2011.”

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tagged , , , , , , , , ,

Compartilhe!

About Colaborador do Conversas

Colaboradores do Conversas ao Meio-Dia. Para enviar um texto pra gente, mande email para elba@conversasaomeiodia.com.br ou deixe um recado na nossa Fan-Page no Facebook.

View all posts by Colaborador do Conversas →

Related Posts

37 Comments

  1. letsfamily30 de outubro de 2012 at 11:46 amReply

    Parabéns pelo post, super bem escrito e informativo. E pelo site também. Gostaria de deixar uma dica: para Informacoes sobre família, gravidez, saúde do bebê, nutricao e muito mais, acesse o Let’s Family. Beijo

  2. Giselle6 de junho de 2013 at 7:30 pmReply

    Adorei o site, estou a tentar engravidar e espero qe aconteça logo. Bjos

  3. adriana nunes16 de junho de 2013 at 7:27 pmReply

    eu tem 16 anos i faz tres mese ke etou tentando engravida i nao consigo

    • Elba Oliveira19 de junho de 2013 at 2:31 pmReply

      Calma cocada! Até um ano de tentativa sem sucesso é super normal!
      boa sorte e tomara que esteja logo com seu bebê! :)

  4. joeli21 de junho de 2013 at 11:21 pmReply

    ha anos tento engravidar

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:07 pmReply

      Já investigou se há impedimentos biológicos? Acho que é a primeira providencia a ser tomada quando há demora…

  5. Anônimo24 de junho de 2013 at 2:56 amReply

    primeira vez q vi teu blog já comesei a amar to nessa tentando desde de fevereiro.mas ta puchado

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:07 pmReply

      As vezes demora mesmo, força!

  6. carla g damazio29 de junho de 2013 at 6:44 pmReply

    n consigo engravidar tenho uma menina de 12 e n consigo engravidar mais

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:06 pmReply

      Já investigou se há impedimento biológico?

  7. Anônimo2 de julho de 2013 at 5:36 pmReply

    quero mto ser mae tambem sou casada a tres anos e nao consigo to ate fazendo tratamento e a medica disse pra mim q o momneto certo…nao sei mais o q faco pra ser mae….

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:05 pmReply

      Está fazendo quase tudo que pode. Falta relaxar! :)

  8. Anônimo5 de julho de 2013 at 2:14 pmReply

    tenho 25 anos, e os meus ovarios são policisticos , por isso não consigo engravidar estou tentando a 2
    anos e não consigo. alguém pode me ajudar?

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:05 pmReply

      Sugiro que entre nos grupos de tentantes da interne, lá costumam! rolar muitas dicas

  9. Anônimo9 de julho de 2013 at 4:29 pmReply

    Estou tentando engravidar a 3 meses e nada ate agora,estou tentando vamos ver se vai dar certo,estou sentindo umas dores no lado da barriga e nas costas e dores de cabeca e colica isso ja e algun sintomas??

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:04 pmReply

      Tres meses é um período bem curto de tentativas, há quem consiga rápido, há quem demore mais…até um ou dois anos. Pode ser sintoma de gravidez sim, mas o melhor é fazer teste, hoje em dia custa tão barato na farmácia, né? Corre lá saber!

  10. Anônimo22 de julho de 2013 at 4:42 pmReply

    oi meu nome e cristina estou tentando engravidar tenho um filho de doze anos e nao consigo ja fiz varios exames deram todos mormais gostaria de uma opiniao ou um conselho ja vou fazer trinta meu marido tem trintra e dois tomar aquele saude da mulher ajuda

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:02 pmReply

      Oi Cristina, se não há problema o negócio é relaxar ou fazer terapia! Pessoas tensas, estressadas ou ansiosas tem mais dificuldade de engravidar.
      Boa sorteeeeeeeeeeeeee!

  11. cida27 de julho de 2013 at 4:08 amReply

    Milagres Acontecem
    - Tenta engravidar a muito tempo e não consegue? – Já foi ao médico várias vezes, fez muitos exames e viu que não tem nada de errado com seu corpo e mesmo assim nada do bebê chegar? Sim isso é normal e temos o segredo para te ensinar a superar este problema. Acesse o link http://hotmart.net.br/show.html?a=E567218A

  12. rayane maria9 de agosto de 2013 at 6:37 pmReply

    tenho 19 anos quero engravidar do primeiro quero saber meu dia fertl minha mestruacao veio dia 15 de julho

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 1:01 pmReply

      Olha aqui o link para uma calculadora virtual de período fértil
      http://periodofertil.pt/
      boa sorte!

  13. marilza21 de agosto de 2013 at 5:33 pmReply

    eu quero em gravida e eu nao comsigo o que eu faso pra engravida

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 12:59 pmReply

      Importante investigar se não há algum impedimento biológico e, se não, se há algum bloqueio psíquico…Acho legal investigar porque uma vez excluídas todas as neuras de “porque não engravido?” o que resta é relaxar…e aí quando relaxamos é que enfim engravidamos. Boa sorte!

  14. jamilia4 de setembro de 2013 at 4:22 pmReply

    eu quero muito engravidar e não consigo estou a 1 ano tentando e nada

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 12:54 pmReply

      Investiga Jamilia, as vez tem algum impedimento biológico. Se não tiver você desencana que rola!

  15. Anônimo9 de setembro de 2013 at 11:49 amReply

    o

  16. fabiana j. nogueira casagrande11 de setembro de 2013 at 8:23 pmReply

    oi meu nome e Fabiana perdi um bebe faz oito meses, agora meu ginecologista disse q já posso ter outro, so que tenho medo… me da um conselho…

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 12:51 pmReply

      Medo de perder de novo? Sim, dá medo, mAs como vai ter seu bebê se não correr o risco? Engravide e se preserve, preserve a informação no começo, repouse se possível. Vai dar tudo certo, to torcendo!

  17. Bianca26 de setembro de 2013 at 2:23 amReply

    Oração para Engravidar
    Oração Pela Graça da Paternidade e da Maternidade através de Maria
    Mãe da Vida, Mãe da Luz que a todos conduz. Mãe dos homens, Senhora da Natividade fazei propícia minha oração a Vosso Filho e Senhor Nosso Jesus Cristo. Intercedei ó Boa Mãe por nós que pedimos a Deus pela graça da paternidade e da maternidade. Reconhecemos Senhor que só Tu és doador da vida, pois é o Senhor dela e pedimos que em sua infinita bondade tome nossos corpos, homem e mulher, como instrumentos da multiplicação da vida sobre a Terra. Senhor, tu dissestes: “Crescei e multiplicai-vos”. Concedi-nos Senhor sermos dignos da vossa palavra e que ela se cumpra entre nós. Amém!

    Repita esta frase e veja como Deus se move:
    “Senhor, eu te amo e necessito de Ti. Estás no meu coração. Abençoa a minha família, a minha casa, as minhas finanças, a minha vontade louca de ser mamãe, o meu trabalho e meus amigos em nome de Jesus, Amém.”

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 12:50 pmReply

      Amém!

  18. Anônimo11 de outubro de 2013 at 9:26 pmReply

    oii eu sou doida pra engravidar ja tem 2 anos que eu tento e ate hoje eu nao consigui eu queria saber qual é o jeito mais facil…

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 12:47 pmReply

      As vezes não é questão de achar o jeito mais fácil e sim de investigar se há alguma problema que nos está impedindo. Acho legal investigar até pra relaxar caso não aja nenhum impedimento biológico. Conheço vários casos de pessoas que descobriram que tinham impedimentos biológicos bastante fáceis de serem sanados e engravidaram logo em seguida aos tratamentos. Boa sorte!

  19. carlinha17 de outubro de 2013 at 3:49 pmReply

    Eu vou fazer 16 anos e sou louca pra ser mãe.
    Eu corro algum risco? E é facil nessa idade?

    • Elba Oliveira23 de outubro de 2013 at 12:45 pmReply

      O ideal é que se consulte com um médico para saber que se está tudo ok para engravidar. Toda mulher que pretende engravidar deveria fazer isso. Há exames que podem e devem ser realizados antes das tentativas de engravidar para prevenir problemas na gravidez. Boa sorte!

  20. eva27 de outubro de 2013 at 12:53 amReply

    eu tenho 17 anos
    e tou namorando ha 3 anos moro com ele ha um ano e
    queremos ser pais e nao configo engravidar o que facho?

  21. juliana28 de janeiro de 2014 at 9:28 pmReply

    Adorei o blog,parabéns!!!

    então estou casada a 8 meses e eu e meu marido somos loucos pra sermos pais,mas descobrimos que ele tinha um problema mas comum entre os homens de fertilidade,a varicoseli ,já ouviu falar?
    entao fizemos todos os exames e o medico dele fez uma cirurgia pra reverter a situação,o medico disse que agora as chances são bem maiores,ele operou no dia 22 de janeiro de 2014,e eu mestruei no dia 20 de janeiro ,no dia 24 meu periodo foi embora,e desde de entao temos relação sem nos previnir ,qual a probabilidade de acontecer a tao sonhada gravidez ?

  22. inatya8 de fevereiro de 2014 at 5:23 pmReply

    eu estou tentando ha um ano e nada ja rodei medico pra caramba nao tenho nada os medicos dizem que e ansiedade demais pareceq sou ligada ao 220 mas tenho esperança e to tentando vo tenta ate morrer

Posts recentes
  • Concurso Empreender e Maternar: Terceiro colocado
  • Concurso Empreender e Maternar: Segundo colocado
  • Concurso Empreender e Maternar: Primeiro colocado
  • As vencedoras do Concurso Empreender e Maternar
  • Concurso Cultural “Empreender e Maternar: Mas como, bela?” – Comissão Julgadora
  • Concurso Cultural “Empreender e Maternar: Mas como, bela?” – Regulamento
  • Concurso Cultural “Empreender e Maternar: Mas como, bela?”
  • Xô Preguiça!
Recomendamos!
people follow

Parceiros
Outras conversas

Conversas na rede
Twitter
Categorias

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 37 assinantes

Arquivos

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 37 assinantes


Hit Counter provided by orange county plumbing