Empreendedorismo nunca, jamais foi meu objetivo de vida. Sempre preferi a (falsa) segurança da “carteira assinada”, férias, 13º e tudo mais que a vida empresarial proporciona. Este pacote vinha acompanhado também de horários rígidos, trabalho excessivo, pouco tempo pra mim e pro marido. Até aí, ok. Fui levando. Mas então, chegaram os filhos. E com eles, uma avalanche de sentimentos e muitas quebras de paradigmas e pré-conceitos.

O fim da licença maternidade foi muito dolorido e difícil para mim. Especialmente no segundo filho. A vida empresarial-corporativa deixou de ser atrativa. A tal segurança desapareceu facilmente e a maternagem e o desejo de ser uma mãe completa e disponível preencheu este espaço de imediato. Filhos não combinam com regras pré-definidas ou com horários rígidos. Empresas não entendem que existe vida fora do mundo corporativo, como festa do Dia das Mães ou filho com febre.

De repente, eu não combinava mais com este tipo de trabalho. E então, o empreendedorismo passou a fazer todo sentido. Hoje, posso dizer com toda a (minha) segurança que não enxergo outro caminho que possibilite conciliar a vida de mãe com a vida profissional de forma plena.

É fácil? Nem um pouco. Mas o que é fácil, afinal? Ser empresária-mãe demanda organização, principalmente de tempo. Precisa de apoio. Precisa de marido-pai presente, junto (ou de outro alguém – nossa própria mãe ou aquela amiga do peito – ajudando). Precisa de compreensão dos filhos também. Precisa de algumas madrugadas silenciosas para produzir (ou agendar contas no banco). De vez em quando estressa. Mas aí vem a recompensa. Nada paga estar perto e presente de corpo, alma e coração para seus filhos. Poder ajeitar a agenda, almoçar junto, brincar na pracinha. Momentos incríveis, de valor inestimável, aqueles em que a gente se pega pensando: fiz a escolha certa!

Fabiana Escobar

 

Conheça os outros ganhadores:

http://conversasaomeiodia.com.br/concurso-empreender-e-maternar-primeiro-colocado/

http://conversasaomeiodia.com.br/concurso-empreender-e-maternar-segundo-colocado/

Curta essa artigo:
Curta a página do Conversas ao Meio Dia!

conversas ao meio-dia

Comentários

comentários

2 Comentários

Conversas ao Meio dia - 2014 | Todos os direitos reservados!
Tema Reportage | Layout por Eluanda Andrade & Desenvolvido por RobertaRezende

Hit Counter provided by orange county plumbing